Entre 2017 e 2019 a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha promoveu 15 iniciativas de promoção da Pera Rocha do Oeste para divulgar a mais portuguesa das peras em sete mercados estratégicos.
No seminário de balanço do Projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, que decorreu no dia 30 de janeiro no Bombarral, a ANP deu conta dos grandes números da iniciativa. Em três anos, a associação que representa 86% da produção da Pera Rocha em Portugal marcou presença em 9 eventos internacionais, de Madrid a Berlim, de Lima a Xangai. Convidou 18 jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros a visitar a região Oeste, mostrando todas as fases de produção deste fruto e o seu potencial gastronómico. Deu a provar a Pera Rocha do Oeste em 1730 voos da TAP com destino a Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Brasil e, em Paris, fez uma campanha publicitária que deu destaque à Pera em 700 mupis estrategicamente localizados na capital francesa.
O projeto contemplou ainda a criação da marca coletiva Pera Rocha do Oeste e uma nova identidade gráfica inspirada no Sr. Rocha, em homenagem ao produtor Pedro António Rocha que, em 1836, descobriu por acaso uma pereira diferente na sua propriedade na Ribeira de Sintra.
A iniciativa “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos” teve como objetivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade 100% portuguesa e potenciar o sucesso de internacionalização das empresas produtoras, sobretudo, em sete destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, Peru, China.
Os dados do INE referentes a 2019 (período de janeiro a novembro) indicam que as exportações de pera atingiram os 90 milhões de euros, uma recuperação de 16% face a 2018.