Pera Rocha do Oeste à conquista da China

A Pera Rocha do Oeste esteve representada na maior feira para exportadores internacionais da China, entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2019, para conquistar consumidores chineses.

“A ideia foi promover a pera neste mercado e começar a fazer os primeiros contactos comerciais para adiantar trabalho para quando for autorizada a sua abertura”, afirmou Domingos dos Santos, presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).

Com a presença na China, a ANP pretendeu aumentar a visibilidade internacional da Pera Rocha do Oeste e contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção externa.

“Temos de ter outros mercados alternativos para ultrapassar a crise económica do Brasil, o ‘Brexit’ na Inglaterra e o embargo da Rússia aos produtos europeus e a China é um mercado muito populoso, com poder de compra e que consome produtos importados”, justificou o dirigente.

A China importa 3,8 milhões de toneladas de fruta (em 2016), com crescimentos médios anuais de 16% e uma classe média que procura produtos genuínos e de alta qualidade.

Pela primeira vez, a ANP esteve representada no FHC — Food & Hotel China, o maior certame chinês para exportadores internacionais.

Foram esperados 120 mil visitantes profissionais nos 180 mil metros quadrados de dimensão do evento, onde estão representadas 3.500 empresas de 43 países.

A ANP está a desenvolver um projeto de promoção externa, um investimento de cerca de 430 mil euros que é financiado em 85% por fundos comunitários do FEDER — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Compete 2020- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.