A Confraria

A Confraria da Pera Rocha do Oeste foi criada pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e foi a primeira do País alusiva a fruta. A escritura de constituição e a I Cerimónia de Entronização foram realizadas nos Paços do Concelho da vila do Cadaval no dia 25 de Maio de 2004.

No dia 2 de Junho do mesmo ano realizou-se a apresentação formal da Confraria e a II Cerimónia de Entronização, bem como o Concurso de Receitas de Sobremesas de Pera Rocha. Nesse evento foram entronizados novos Confrades e Embaixadores Protetores da Pera Rocha do Oeste, entre os quais, Armando Sevinate Pinto, na altura Ministro da Agricultura, e Fernando Seabra, na altura presidente da Camara Municipal de Sintra.

A cerimónia decorreu em Sintra porque foi numa propriedade deste concelho, a Fazenda Rocha de Pedro António Rocha, que a primeira pereira Rocha foi identificada, em 1836.

Os principais objetivos da Confraria

Promover o consumo de Fruta e da Pera Rocha do Oeste
Apoiar a elaboração e divulgação de trabalhos sobre a Pera Rocha do Oeste
Divulgar, por todos os meios adequados, as virtudes e tradições da Pera Rocha do Oeste
Organizar concursos de classificação qualitativa, podendo criar distintivos ou outros
Procurar, por todos os meios, a valorização da Pera Rocha do Oeste enquanto produto nacional de elevada qualidade, passando esta mensagem e tendo como objetivo a sensibilização do consumidor

ÓRGÃOS SOCIAIS

jose
Eng.º José Burnay
Grão Mestre do Capítulo
armando
Eng.º Armando Torres Paulo
Chanceler-Mor
delia
Eng.ª Délia Fialho
Chanceler
aristides
Aristides Sécio
Chanceler
luis
Eng.º Luis Caiano
Chanceler
rui
Eng.º Rui Nunes Rodrigues
Chanceler
pedro
Pedro Nuno Silva
Mestre-Vedor
filipe
Filipe Ferreira
Vedor
joao
Joaquim Manuel Alves
Vedor
perfil
Confrade Eng.º Ricardo Machado
VedorMestre de Cerimónia da Confraria da Pera Rocha do Oeste

Cúria dos Embaixadores

A Cúria dos Embaixadores de Honra da Confraria da Pera Rocha do Oeste é o conjunto de conselheiros que ajudam a Confraria a atingir os seus propósitos. A Cúria tem também carácter consultivo da Chancelaria.

Existem dois tipos de Embaixadores:

Embaixadores Protetores da Pera Rocha do Oeste

São Embaixadores Protetores da Pera Rocha do Oeste as instituições que foram Insigniadas como apoiantes da Confraria e, como tal, contribuem financeiramente de um modo regular para promover o consumo da Pera Rocha do Oeste em todos os meios que frequente, enquanto fruto de eleição, saudável e de alto valor gastronómico.

Embaixadores de Honra da Confraria da Pera Rocha do Oeste

São Embaixadores de Honra da Confraria da Pera Rocha do Oeste aqueles que pretendendo defender e divulgar as especificidades da Pera Rocha do Oeste.

Foram Insigniados como Embaixadores para promover o consumo da Pera Rocha do Oeste em todos os meios que frequente, enquanto fruto de eleição, saudável e de alto valor gastronómico.